Baleia Rossi apoia fortalecimento do cooperativismo



O deputado federal Baleia Rossi recebeu nesta terça-feira (26), em Brasília, representantes de diversas cooperativas. Eles solicitaram apoio do parlamentar para a regulamentação da categoria por meio da apresentação de um projeto de lei sobre o assunto.

 

“O cooperativismo sempre deu certo neste País, especialmente nas regiões sul e sudeste. É por esse motivo precisamos continuar apoiando”, afirma Baleia Rossi, que é líder do PMDB da Câmara, maior bancada no Congresso.

 

O deputado avalia que o cooperativismo favorece o crescimento econômico e social, pois permite que trabalhadores se organizem e lucrem de forma conjunta. “Na Europa, o cooperativismo é muito forte. No Brasil, precisamos fortalecê-lo ainda mais”, diz Baleia.

 

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná (Fetracoop/PR), Clair Spanhol, solicitou que Baleia apresentasse um projeto de lei que regulamente a categoria dos cooperários - como são chamados os trabalhadores que se associam a cooperativas.

 

“Gostaríamos que ele fosse padrinho dessa categoria”, diz Clair. Segundo ele, existem no Brasil mais de 400 mil empregados em cooperativas no Brasil.  “Queremos ter o registro sindical para legitimar a entidade”, explica o presidente da Fetracoop/PR.

 

O objetivo final da iniciativa é a verticalização da categoria por meio da criação da Confederação Nacional dos Cooperários. “Para desse modo, a gente se igualar ao sindicato patronal que é a Sinecorp, já reconhecido pelo Ministério do Trabalho”, explica Clair.

            

Outras Notícias

22 AGO 2018
Baleia e Léo lançam campanha em Ribeirão
Mais
11 JUL 2018
Baleia Rossi lança Léo Sampaio como pré-candidato a deputado estadual
Mais
06 JUL 2018
Baleia Rossi assina Início de Recapeamento de 14 bairros, em Ribeirão Preto
Mais
05 JUL 2018
Baleia Rossi conquista ampliação do aeroporto de Jaboticabal
Mais
Baleia Rossi 1515

Baleia Rossi - Todos os direitos reservados

UTI das Ideias