Baleia Rossi apoia fortalecimento do cooperativismo



O deputado federal Baleia Rossi recebeu nesta terça-feira (26), em Brasília, representantes de diversas cooperativas. Eles solicitaram apoio do parlamentar para a regulamentação da categoria por meio da apresentação de um projeto de lei sobre o assunto.

 

“O cooperativismo sempre deu certo neste País, especialmente nas regiões sul e sudeste. É por esse motivo precisamos continuar apoiando”, afirma Baleia Rossi, que é líder do PMDB da Câmara, maior bancada no Congresso.

 

O deputado avalia que o cooperativismo favorece o crescimento econômico e social, pois permite que trabalhadores se organizem e lucrem de forma conjunta. “Na Europa, o cooperativismo é muito forte. No Brasil, precisamos fortalecê-lo ainda mais”, diz Baleia.

 

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná (Fetracoop/PR), Clair Spanhol, solicitou que Baleia apresentasse um projeto de lei que regulamente a categoria dos cooperários - como são chamados os trabalhadores que se associam a cooperativas.

 

“Gostaríamos que ele fosse padrinho dessa categoria”, diz Clair. Segundo ele, existem no Brasil mais de 400 mil empregados em cooperativas no Brasil.  “Queremos ter o registro sindical para legitimar a entidade”, explica o presidente da Fetracoop/PR.

 

O objetivo final da iniciativa é a verticalização da categoria por meio da criação da Confederação Nacional dos Cooperários. “Para desse modo, a gente se igualar ao sindicato patronal que é a Sinecorp, já reconhecido pelo Ministério do Trabalho”, explica Clair.

            

Outras Notícias

11 DEZ 2017
Texto de Baleia Rossi é usado para Refis do Simples Nacional
Mais
08 DEZ 2017
RenovaBio estimula emprego e renda, diz Baleia Rossi
Mais
30 NOV 2017
Baleia Rossi comemora recurso extra aos municípios
Mais
29 NOV 2017
Projeto de cooperativas de crédito leva desenvolvimento a todas partes do País, diz Baleia Rossi
Mais
Baleia Rossi 1515

Avenida Independência, 3799 - Jardim Califórnia - CEP: 14026-150 - Ribeirão Preto - SP

Telefone: (16) 3911 5588 / (16) 3911 5589

Gabinete em Brasília: (61) 3215 5829 / (61) 3215 2829

Baleia Rossi - Todos os direitos reservados

UTI das Ideias