PGR vê falta de provas e pede para arquivar inquérito contra Baleia Rossi no caso merenda

A pedido da Procuradoria Geral da República, o Supremo Tribunal Federal arquivou o inquérito que citava o deputado Baleia Rossi no caso da merenda de São Paulo. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, considerou não haver provas contra o parlamentar, que sempre acusou o uso político do caso.

“A Procuradoria Geral da República promoveu o arquivamento dos autos com base na ausência de elementos mínimos de materialidade e autoria delitiva, tendo destacado que os envolvidos com o caso negaram a participação dos parlamentares na empreitada delitiva”, diz a decisão assinada pelo ministro Gilmar Mendes. Leia a íntegra: https://bit.ly/2OJEbly

O caso da merenda de São Paulo veio à tona no começo de 2015 após a Operação Alba Branca Em fevereiro daquele ano, o empresário Cássio Chebabi reconheceu as fraudes na compra de merenda e fez um acordo de delação premiada. Logo em seus primeiros depoimentos à Polícia Civil e à Justiça, ele negou a participação do deputado Baleia Rossi (leia aqui:  https://bit.ly/2Tfzvr0)

Mesmo assim, alguns veículos de comunicação deixaram de registrar de depoimentos Chebabi, e preferiram divulgar falas de desencontradas de três funcionários dele. Nenhum foi capaz de garantir a participação de Baleia. Em todos os casos, prestaram depoimentos com narrativas de “ouvir dizer” ou que ele “teria participado”.

Meses depois, em depoimento à CPI do caso da Merenda na Assembleia Legislativa, todos os investigadores voltaram atrás nas suas afirmações de negaram a participação de políticos nas fraudes (leia aqui: http://twixar.me/mYv3).À PGR, esses depoimentos também foram confirmados. Em todos, foi negada a participação de Baleia Rossi.



Outras Matérias

07 NOV 2018
PGR vê falta de provas e pede para arquivar inquérito contra Baleia Rossi no caso merenda
Mais
14 SET 2017
CASO DUDA MENDONÇA
Mais
14 SET 2017
CASO MERENDA DE SÃO PAULO
Mais
Baleia Rossi 1515

Avenida Independência, 3799 - Jardim Califórnia - CEP: 14026-150 - Ribeirão Preto - SP

Telefone: (16) 3911 5588 / (16) 3911 5589

Gabinete em Brasília: (61) 3215 5829 / (61) 3215 2829

Baleia Rossi - Todos os direitos reservados

UTI das Ideias